quarta-feira, 12 de julho de 2017

A vida e os Ciclos de 7 anos



A vida tem ciclos bem definidos de 7 anos, que se repetem, de formas diferentes, mas se repetem. Muitas vezes estes Ciclos são como um passeio em uma roda gigante.  Momentos de ascensão, momentos de descida, momentos em que ela simplesmente para nestes trajetos.
E claro, sempre desejamos que ela pare eternamente no local com a melhor paisagem e de preferência, bem acompanhados.
Entretanto, estabilidade eterna parecer ser algo que simplesmente vai contra a natureza.  O Universo simplesmente nos expulsa da acomodação improdutiva, às vezes de uma forma gentil, às vezes nem tanto.  Fato é que a natureza desta roda gigante é Girar.
Tem Ciclos em que nada parece dar certo, sentimos como se tivesse sido aberto um buraco infinito sob os nossos pés. Somos inundados por dúvidas, preocupações, ansiedades, medos, inseguranças, improdutividade, impotência perante as situações adversas, então, já submersos neste mar de caos, damos braçadas buscando nos livrar da correnteza. Entretanto, apenas alcançamos um desgaste físico e emocional diante deste esforço inócuo contra as forças da natureza.
Nestes momentos, o passado nos atormenta, o futuro amedronta e quanto ao presente?
Só queremos passar por ele ilesos….
Para transpor essa fase, alguns optam por vestir uma máscara com expressão neutra e passam despercebidos pela multidão.  Outros desenvolvem uma casca grossa o suficiente no intuito de proteger sua pele de novas cicatrizes. Parece que nunca vai passar…
Nesse momento podemos escolher entre passar este momento reclamando da demora em retomar a subida ou planejar a melhor forma de aproveitá-la, ou imaginar o quanto poderá ser ainda mais bela desta vez. 
E então, em algum momento deste passeio você olhará para trás e se dará conta de que se aquilo não tivesse ocorrido, exatamente daquele jeito, hoje você não estaria onde está.  Não teria conquistado o que conseguiu ou não seria esta pessoa tão mais compreensiva, mais paciente, mais segura, mais experiente ou simplesmente melhor que antes.
Saiba lidar com as voltas nesta roda gigante da vida e esteja ciente que as fases de subida e descida às vezes podem causar efeitos estranhos nas nossas percepções. E se de alguma forma você se machucar, saiba que a ferida irá cicatrizar e poderá se tornar pura e simplesmente a lembrança de um dia dia em que você superou o medo e aproveitou todas as fases, apreciou a paisagem, encontrou pessoas e saiu de lá sorrindo.

A vida passa depressa, é dinâmica, e não é a mesma coisa em dois momentos consecutivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário